Martha Argerich / Dong Hyek Lim
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
- Piano
-
Martha Argerich
Piano
Martha Argerich nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Começou a estudar piano aos cinco anos de idade com Vincenzo Scaramuzza. Em 1955 viajou para a Europa, tendo prosseguido os seus estudos em Londres, em Viena e na Suíça. Foi aluna de Bruno Seidlhofer, Friedrich Gulda, Nikita Magaloff, Madeleine Lipatti e Stefan Askenase. Em 1957 venceu o Concurso Internacional de Genebra e o Concurso Internacional Ferrucio Busoni, em Bolzano. Em 1965 atraiu definitivamente a atenção internacional ao vencer o Concurso Chopin de Varsóvia. Desde então, tem sido considerada uma das pianistas mais proeminentes do mundo.
Especialmente apreciada pelo grande nível interpretativo do repertório virtuosístico dos séculos XIX e XX, a pianista alargou sucessivamente o âmbito dos seus programas e gravações, dominando um vasto repertório que se estende de J. S. Bach a Messiaen. É uma convidada regular das mais prestigiadas salas de concertos e festivais de música em todo o mundo, nomeadamente em colaboração com orquestras e maestros de renome internacional. Dedicando um espaço importante da sua atividade à música de câmara, atua em parceria com outros artistas de grande craveira artística como os pianistas Alexandre Rabinovitch, Daniel Barenboim e Nelson Freire, o violoncelista Mischa Maisky ou o violinista Gidon Kremer.
Martha Argerich realizou inúmeras gravações para as editoras EMI, Sony, Teldec e Deutsche Grammophon, muitas delas merecedoras dos principais prémios internacionais, incluindo Gramophone, “Choc” do Le Monde de la Musique, Deutscher Schallplatten Kritik, BBC Music Magazine e Grammy.
Desde 1998, é a Diretora Artística do Festival de Beppu, no Japão, ajudando a impulsionar artisticamente os jovens músicos. Em 1999 fundou o Concurso Internacional de Piano e Festival Martha Argerich de Buenos Aires. Em 2002 fundou o Progetto Martha Argerich, em Lugano. Em 2018 lançou o Festival Martha Argerich, em Hamburgo.
Ao longo da sua carreira, foram-lhe atribuídas prestigiosas distinções: Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres (1996), Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres (2004) e Commandeur de la Légion d’Honneur (2023) pelo Governo Francês; Accademica di Santa Cecilia (Roma, 1997); Ordem do Sol Nascente, pelo Imperador do Japão, e Praemium Imperiale, pela Japan Art Association (2005); Kennedy Center Honnors, pelo Presidente Barack Obama, em 2016; e Commendatore dell’Ordine al Merito della Republica Italiana, pelo Presidente Sergio Mattarella, em 2018.
-
Dong Hyek Lim
Piano
Dong Hyek Lim nasceu em Seul em 1984 e iniciou a sua formação musical no Conservatório Nacional Coreano. Aos dez anos mudou-se para a Rússia como o aluno mais jovem a frequentar o Conservatório de Moscovo, onde teve como professor Lev Naumov (aluno do lendário Heinrich Neuhaus). Mais tarde, mudou-se para a Alemanha para estudar com Arie Vardi na Hochschule für Musik de Hanôver. Em 2001, com apenas 15 anos, tornou-se o mais jovem vencedor do Grand Prix no Concurso Long-Thibaud-Crespin. Foi também premiado no Concurso Busoni (2000), no Concurso Internacional de Piano Hamamatsu (2001), no Concurso Rainha Elisabeth (2003), no Concurso Internacional Chopin (2005) e no Concurso Internacional Tchaikovsky (2007). Estudou posteriormente com Emmanuel Ax na Juilliard School de Nova Iorque.
Dong Hyek Lim já se apresentou em muitas das grandes salas de concertos do mundo, incluindo o Lincoln Center de Nova Iorque, o Walt Disney Hall de Los Angeles, o Wigmore Hall de Londres, a Salle Pleyel e o Théâtre des Champs-Élysées de Paris, o Konzerthaus de Berlim, o Palais des Beaux-Arts de Bruxelas, o Tonhalle de Zurique, o Conservatório de Moscovo, o Palácio Łazienki de Varsóvia, o Auditório Mann de Telavive e, no Japão, o Suntory Hall e o Auditório da Filarmónica de Osaka. Apresentou-se também no Festival de Verbier, no Festival Chopin, no Festival de Piano do Ruhr, no Festival La Roque d'Anthéron, no Festival Radio France (Montpellier), no festival Piano aux Jacobins (Toulouse) e nos festivais de Martha Argerich em Lugano (Suíça) e Beppu (Japão).
Franz Schubert
Fantasia em Fá menor, para piano a quatro mãos, D. 940
Sergei Rachmaninov
Suite n.º 2, para dois pianos, op. 17
— Intervalo de 20 min —
Sergei Rachmaninov
Danças sinfónicas, para dois pianos, op. 45
Quando o jovem prodígio sul-coreano Dong Hyek Lim se estreou discograficamente, em 2002, o CD (Chopin, Schubert e Ravel) ostentava na capa o selo “Martha Argerich Presents”. Discípulo e protegido da lendária pianista argentina, Lim tem atuado e gravado com Argerich em várias ocasiões, aprofundando uma das mais inspiradoras relações artísticas a que podemos hoje assistir. O presente recital marca também um novo regresso de Argerich, uma preciosa e constante presença na Gulbenkian Música.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.