Maria Lamas e o livro “As Mulheres do meu País”
Visita e conversa com o curador
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Átrio Biblioteca de Arte GulbenkianPreço
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
Com foco na obra fotográfica que Maria Lamas realizou para o seu livro “As Mulheres do meu País”, esta visita com o curador Jorge Calado vai abordar diversos aspetos da exposição As Mulheres de Maria Lamas.
A exposição, mostra uma seleção de 67 das fotografias deste livro, maioritariamente provas vintage, assim como provas da época de outros fotógrafos, e ainda objetos pessoais de Maria Lamas.
A secção destinada à sua obra literária e jornalística inclui exemplares de primeiras edições dos livros fundamentais, literatura infantil, poesia e ficção, traduções e algum jornalismo.
Maria Lamas (1893-1983), escritora e jornalista, pedagoga e investigadora etno-social, tradutora e fotógrafa, feminista e lutadora pelos direitos humanos e cívicos, foi uma das mulheres portuguesas mais notáveis do século XX. Conhecida pela sua afirmação e ação políticas durante o Estado Novo (anos 1930-60) que a levaram à prisão (1949, 1950, 1951 e 1953) e ao exílio em Paris (1962-69), a sua obra literária e jornalística está praticamente esquecida, e a sua obra fotográfica nunca foi exibida em Portugal.
Ficha técnica
Conceção e orientação
Jorge Calado
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.