Jorge Queiroz e Arshile Gorky. To Go To

A exposição «Jorge Queiroz e Arshile Gorky. To Go To» reúne desenhos e pinturas do artista português Jorge Queiroz e do artista arménio-americano Arshile Gorky, ambos representados na Coleção do Centro de Arte Moderna.

Slider de Eventos

Jorge Queiroz e Arshile Gorky. To Go To é um encontro imaginado entre dois artistas de tempos, lugares e mundos artísticos distintos, mas com muito em comum.

Jorge Queiroz (Lisboa, 1966) é autor de um dos mais fascinantes universos artísticos no panorama atual da arte portuguesa e Arshile Gorky (Khorkom, Arménia, c. 1904 – Sherman, Connecticut, Estados Unidos, 1948), é considerado o «pai» do expressionismo abstrato americano do pós-guerra e uma referência fundamental da arte ocidental da primeira metade do século XX. A primeira exposição individual de Gorky na Europa realizou-se no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em 1984. Obras dos dois pintores integram o acervo do Centro de Arte Moderna.

Uma imagética poderosa pontuada por cores fortes e vibrantes e uma abstração dominante, evocam memórias e narrativas que se expressam em formas indistintas e irreais nas obras de ambos os artistas.

Desenhos e pinturas de Gorky e Queiroz integram esta exposição que se constitui como uma instalação. As obras têm vida própria, mas respiram numa mesma atmosfera.  

Curadoria: Ana Vasconcelos