Ivo Pogorelich
Ciclo de Piano
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
-
Ivo Pogorelich
Piano
Ivo Pogorelich nasceu em Belgrado em 1958. Começou a tocar piano aos sete anos de idade, aos doze ingressou na Escola Central de Música de Moscovo e posteriormente prossegui a sua formação no Conservatório Tchaikovsky. A partir de 1976, estudou com a pianista e professora Aliza Kezeradze, com quem se casou em 1980. Em 1978 ganhou o Concurso Alessandro Casagrande, em Terni (Itália), e em 1980 o Concurso Internacional de Música de Montreal, mas seria o prémio que não conseguiu ganhar aquele que o tornaria mundialmente famoso. Em 1980 participou no Concurso Internacional Chopin de Varsóvia, onde a sua eliminação prematura provocou grande controvérsia, atraindo a atenção do mundo musical.
Desde a sua estreia em recital no Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1981, as atuações de Ivo Pogorelich deixaram uma marca indelével nas salas de concerto onde se apresentou, em todo o mundo. Colaborou com grandes orquestras como a Filarmónica de Berlim, a Filarmónica de Viena, todas as orquestras londrinas, a Filarmónica da Radio France, a Orquestra de Paris, a Filarmónica de Nova Iorque e as orquestras de Chicago, Filadélfia, Boston e Los Angeles, entre muitas outras. Sempre que se apresenta em concerto ou em recital, as suas surpreendentes interpretações confirmam a originalidade do seu talento e o seu intelecto, sendo apontado muitas vezes como um poeta do seu instrumento. Na temporada 2021/22, regressa a Lisboa, Hamburgo, Estugarda, Munique, Viena, Genebra, Basileia, Zurique, Roma, Tenas, Zagreb, Osaka, Tóquio, Pequim e Xangai.
É também de destacar o apoio de Pogorelich aos jovens músicos. Em 1986 criou uma fundação na Croácia dedicada à angariação de fundos para bolsas de estudo de aperfeiçoamento artístico, destinadas a apoiar os estudos dos jovens músicos no estrangeiro. Na cidade de Bad Wörishofen, na Alemanha, criou um festival que se realiza há mais de uma década com o objetivo de promover as jovens promessas no início das suas carreiras, dando-lhes a oportunidade de tocarem com artistas de renome internacional. Em 1993 o Concurso de Piano Ivo Pogorelich realizou-se em Pasadena, na Califórnia. Uma atuação bianual tem lugar na cidade de Lugano, onde Pogorelich reside, com o objetivo de promover e ajudar os jovens músicos. Em 1994 o pianista criou uma fundação em Saraievo com o objectivo de angariar fundos para a construção de um hospital e para dar apoio médico à população da cidade. Pogorelich participa em muitos concertos de beneficência e de apoio a causas e organizações como a Cruz Vermelha ou a luta contra doenças como o cancro ou a esclerose múltipla. Em 1988 foi nomeado “Embaixador de Boa-Vontade” pela UNESCO.
Ivo Pogorelich realizou numerosas gravações para a Deutsche Grammophon, abordando um vasto repertório, desde o Barroco até à música contemporânea. Em 2015, o lançamento Pogorelich Complete Recordings foi distinguido com o Diapason d’Or. Em 2019 assinou um contrato de exclusividade com a Sony Classical.
Fryderyk Chopin
Prelúdio em Dó sustenido menor, op. 45
Robert Schumann
Estudos Sinfónicos, op. 13
— Intervalo de 20 min —
Jean Sibelius
Valsa Triste, op. 44
Franz Schubert
Seis Momentos Musicais, D. 780
Autêntica lenda viva do piano, Ivo Pogorelich consolidou uma incomparável reputação enquanto pianista de invejáveis recursos técnicos e de originais abordagens ao reportório, levando o público a redescobrir as mais conhecidas peças para o instrumento como se fossem tocadas pela primeira vez. De tal forma que as interpretações de Pogorelich passaram a constituir novas referências para qualquer concertista, tornando os seus recitais verdadeiros acontecimentos a que ninguém quer faltar e cuja memória perdura no tempo.
Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas Ciclo de Piano
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.