Investigar as Danças – Interrogar o Mundo
IN2PAST Dança e Política
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Galeria do Piso Inferior Fundação Calouste GulbenkianLaboratório Associado de referência para o estudo do património cultural, compreendido nas suas dimensões material e imaterial, o IN2PAST é um consórcio formado por sete unidades de investigação (CESEM, CHAIA, CRIA, HERCULES, IHA, IHC e LAB2PT) sediadas na NOVA FCSH, na Universidade de Évora, na Universidade do Minho, no ISCTE e na Universidade de Coimbra.
Investigando os passados dos territórios e das populações, assim como os modos presentes de usar esses passados, o IN2PAST procura ser um instrumento fundamental para a investigação e inovação ao nível, quer da identificação e salvaguarda do património cultural, quer da promoção de uma memória cívica inclusiva.
O IN2PAST é financiado pela FCT sob a referência LA/P/0132/2020
Imagem: Visita Guiada, de Cláudia Dias, com interpretação de Maya Albuquerque. Fundação Calouste Gulbenkian, 15 de novembro de 2023. © Maria Abranches
Oradores
-
Francisco Mendes
Professor auxiliar do Departamento de História da Universidade do Minho e investigador Lab2PT e do In2Past. Integra os projetos Cultur-Monts – Valorização das Paisagens Culturais de montanha: um recurso para o desenvolvimento territorial sustentável (Interreg Sudoe 2021-2027) AgitProp – As imagens e as coisas: agitação e propaganda em tempos de guerra fria e revolução africana – Portugal e os PALOP (1961-1991). Participou no programa de Reforma Curricular do Ensino Básico na Guiné-Bissau (RECEB), com coordenação da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau e parcerias da UNICEF e da Universidade do Minho.
-
Maria João Castro
Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Castro é investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade. Entre várias obras publicadas na área da dança destacam-se Os Ballets Russes em Lisboa (2017) e Dança e Poder no século XX (2024). Foi galardoada com o Prémio da Academia Portuguesa de História (2023) e Prémio António Quadros (2024).
-
Maria José Fazenda
Professora coordenadora na Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora no CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. É Doutorada em Antropologia pelo ISCTE. Fez o Curso de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Organizou o livro Movimentos Presentes: Aspetos da Dança independente em Portugal (Cotovia e Danças na Cidade, 1997) e é autora dos livros Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações – 2ª edição revista e atualizada (Colibri, 2012 [Celta, 2007]) e Da Vida da Obra Coreográfica (Imprensa Nacional, 2018), entre outras publicações.
Programa
Dança e Poder
Dança (Portugal) Teatral
Dançar as Nações – A História do Ballet National da Guiné-Bissau (1975-2025)
Coprodução
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.