Il Faut Danser Portugal

De António Olaio por Vânia Rovisco (Reacting to Time) com a Escola Superior de Teatro e Cinema

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Esta performance de 1984 de António Olaio, reativada por Vânia Rovisco (no âmbito do seu projeto Reacting to Time – portugueses na performance) com os alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, é apresentada no mesmo dia que a performance Nazaré, uma das mais emblemáticas obras dos Bailados Portugueses Verde Gaio, coreografada por Francis Graça em 1948 e reinterpretada por alunos da Escola Superior de Dança.

De que forma a portugalidade parodiada por Olaio em 1984 corresponde à estilizada por Francis em 1948? Como contribuem ambos para um estudo da relação entre a produção coreográfica em Portugal no século XX e ideias de identidade nacional ou a sua crítica? Pode o contraste entre estes dois trabalhos perspetivar outras tantas danças que, afirmando-se portuguesas, dão corpo a uma cultura tão iconoclasta como situada e limitada? Como entender a transmissão em dança tendo por exemplo o modo como estes trabalhos persistem hoje? O que se transmite ao transmitir dança?

A intercalar a sessão dupla de Nazaré, há uma conversa com Vânia Rovisco, António Olaio, Cristina Graça (ESD) e moderação de Paula Parente Pinto, onde se discutem algumas destas questões, suscitadas pela justaposição das duas (re)performances.

Imagem: Il Faut Danser Portugal, de António Olaio. Cortesia de Performing the Archive / Collection Egídio Álvaro.

Reacting to Time – Portugueses na Performance procura atualizar a especificidade da memória corporal das primeiras experiências da performance art no país. Trata-se de construir um arquivo vivo, tornado presente nos corpos.

Desde 2014, Vânia Rovisco dirige workshops cujo objetivo é transmitir aos participantes uma performance que lhe foi transmitida pelo/a autor/a da obra. Até agora foram transmitidas e reapresentadas as performances: Identificatión (1975), de Manoel Barbosa, Il Faut Danser Portugal (1984), de António Olaio, e Expresiones y interacción (1997), de Fernando Aguiar.

António Olaio (1963, Lubango) é pintor e performer. As suas apresentações no início dos anos 1980 levaram-no à música. Foi um dos fundadores dos Repórter Estrábico em 1986 e, desde 1995, apresenta frequentemente as canções que faz nas suas exposições. Conta com exposições individuais e performances em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, E.U.A. e Reino Unido. Leciona na Universidade de Coimbra.

Vânia Rovisco (1975, Durban) é artista visual performativa. Fez o curso para Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança e trabalhou como intérprete com Meg Stuart/Damaged Goods. Colaborou com Pierre Colibeuf, Helena Waldmann, Gordon Monahan e Vera Mantero, entre outros. Dá formação e faz direção de movimento. É cofundadora da AADK, e concebe, desde 2007, instalações e performances para galerias de arte.

dança não dança

Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais


Ficha técnica

Direção artística do projeto

Reacting to Time: Vânia Rovisco

Il Faut Danser Portugal

António Olaio

Música

You made me love you por Nat King Cole (música de James V. Monaco e letra de Joseph McCarthy)

Curadoria

Egídio Álvaro para o Festival de performance portuguesa no Centro Georges Pompidou, 1984

Colaboração

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

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