Pode a obra de arte num museu contribuir para o bem-estar individual e de todos? Como? São estas as perguntas que guiam Histórias tecidas entre vizinhos, uma cocriação do projeto Entre vizinhos, da contadora de histórias Elsa Serra e da artista plástica Sofia Freire d’Andrade.
Situa-se entre a arte da palavra e o ato de tecer, entre o contar de uma história e o tecer de memórias. É um trabalho coletivo que salienta a identidade de cada um, tendo como ponto de partida tapeçarias e outras peças do Museu Gulbenkian.
A espontaneidade, a criatividade e a improvisação de cada participante foram os alicerces do processo criativo. As obras de arte do Museu serviram de mote para despertar o olhar e pensar sobre arte, museus e bem-estar, entrelaçando-se assim com os temas do Dia Internacional dos Museus de 2023 − sustentabilidade e bem-estar.
Entre vizinhos é um projeto que promove o envelhecimento ativo através do contacto com a arte e do envolvimento dos participantes em processos artísticos colaborativos. O Museu Gulbenkian dinamiza o projeto, que se iniciou em 2017, junto de instituições seniores da freguesia das Avenidas Novas. Neste processo criativo colaboraram 34 participantes, dos quais 15 integram a apresentação final.
Dia Internacional dos Museus
Dois dias e uma noite para celebrar os Museus e percorrer a Gulbenkian de uma ponta à outra! Saber mais