Grigory Sokolov
Ciclo de Piano
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
-
Grigory Sokolov
Piano
Grigory Sokolov nasceu na cidade de Leninegrado (agora São Petersburgo) em 1950. Estudou com Liya Zelikhman e Moisey Khalfin no Conservatório de Leninegrado e estreou-se em recital em 1962. Depois de vencer o Concurso Tchaikovsky de Moscovo, em 1966, realizaria um extraordinário percurso artístico que lhe conferiria um estatuto apenas reservado às grandes figuras. Volvidos mais de sessenta anos de carreira, é hoje considerado por muitos como o maior pianista vivo, continuando a surpreender o público com o fôlego do seu repertório e com o poder da sua musicalidade. Os conhecedores da sua arte sentem-se particularmente atraídos pela naturalidade da sua postura interpretativa e pelo seu credo artístico.
A forma de tocar de Grigory Sokolov não se confunde com a influência dos mestres do passado, sendo o seu estilo inteiramente individual e único. Uma Tocata de Bach, uma Mazurca de Chopin ou um Prelúdio de Ravel soam como peças musicais surpreendentemente novas e até uma muito tocada Sonata de Beethoven pode ser redescoberta em cada nova interpretação. Além do vasto repertório que interpreta, Sokolov deu sempre grande importância ao conhecimento profundo do próprio piano e antes de se sentar para tocar um instrumento que lhe seja estranho faz questão de o “desmontar nas suas peças”, explorando ao pormenor as suas potencialidades técnicas e a sua sonoridade. Estuda diariamente muitas horas e mesmo no dia de um concerto pratica intensivamente no palco. Não surpreende assim que prefira gravar os seus discos ao vivo, uma vez que gosta de capturar os momentos únicos de um concerto, evitando a atmosfera estéril de um estúdio. Nesse sentido, realizou várias gravações ao vivo para as editoras Melodya e Opus 111 que incluem obras de J. S. Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Rachmaninov, Prokofiev, Schubert, Schumann, Scriabin e Tchaikovsky. Convidado a atuar nas mais prestigiadas salas de concertos e festivais em todo o mundo, há muitos anos que Grigory Sokolov é também uma presença assídua no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Com o presente recital completa uma série de treze recitais consecutivos na Gulbenkian Música.
Johann Sebastian Bach
Quatro Duetos BWV 802-205
Partita n.º 2, em Dó menor, BWV 826
— Intervalo de 20 min —
Fryderyk Chopin
Quatro Mazurcas, op. 30
Três Mazurcas, op. 50
Robert Schumann
Waldszenen (“Cenas da Floresta”), op. 82
Jean-Philippe Rameau
Suite em Sol maior, RCT 6, n.º 14, Les Sauvages
Fryderyk Chopin
Mazurca op. 63, n.º 3, em Dó sustenido menor
Jean-Philippe Rameau
Suite em Mi menor, RCT 2, n.º 8, Le Tambourin
Fryderyk Chopin
Prelúdio op. 28, n.º 15, em Ré bemol maior
Henry Purcell
Chaconne em Sol menor, ZT. 680
Johann Sebastian Bach
Coral-Prelúdio da Cantata Ich ruf zu dir, Herr Jesu, em Fá menor, BWV 639
Os números impressionam e falam por si: Grigory Sokolov, um dos músicos mais extraordinários do nosso tempo, apresenta o seu 14.º recital consecutivo nas temporadas Gulbenkian Música. A enorme poesia e a insuperável elegância das interpretações de Sokolov há muito o afirmaram como um pianista sem igual, surpreendente tanto nas suas opções de repertório quanto nas suas abordagens. Numa das suas mais recentes atuações foi comparado às colunas do Partenon de Atenas. Talvez porque, em cada ocasião, temos a sensação de estar perante uma extraordinária parcela da História.
Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas Ciclo de Piano
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.