Exposição sobre o projeto da Piscina de Marés de Leça da Palmeira, uma das obras mais emblemáticas do arquiteto Álvaro Siza.
Esta exposição ilustra as múltiplas vidas de uma das mais emblemáticas obras da arquitetura do século XX, reunindo desenhos, fotografias, vídeos, maquetas e objetos – muitos deles inéditos – que nos permitem reconstituir uma narrativa crítica do processo de projeto, construção e reabilitação deste edifício projetado por Siza Vieira e classificado como Monumento Nacional em 2011.
Ao contrário do que se possa pensar, o complexo da Piscina de Leça da Palmeira, desenhado e construído entre 1960 e 2021, não foi concebido como um projeto único, mas sim resultado de consecutivas encomendas e revisões que foram ditando o crescimento paulatino do conjunto balnear, desde a edificação de um tanque de marés até à sua recente renovação e extensão para norte.
Nenhum sítio é deserto parte do célebre aforismo formulado por Siza Vieira a propósito da multiplicidade de referências – naturais, topográficas, construídas, imateriais – que o arquiteto encontra no lugar e que servem de catalisador criativo do projeto.
Folha de sala (PDF, 636kb)