Escola de Verão

Museus, Democracia e Cidadania

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«Museus, Democracia e Cidadania» é o tema da terceira Escola de Verão do Museu Calouste Gulbenkian.

Este evento reúne investigadores, profissionais de museus e criativos em torno de  uma discussão sobre o papel cívico dos museus na promoção dos atos de cidadania e dos valores e competências democráticas.

Ao longo de três dias, o programa da Escola de Verão aborda um leque diversificado de tópicos. O impacto da Inteligência Artificial nos museus é o tema central do primeiro dia. No segundo dia, sob o mote «Partilhando o Poder», discutem-se novas abordagens à exposição de arte histórica, projetos de curadoria participativa e o trabalho em redes colaborativas. No terceiro  dia, dedicado à partilha de sistemas, o ativismo digital, o papel dos museus na construção e contestação de identidades históricas, e os jovens enquanto agentes ativos da vida política e democrática são os temas centrais.


Programa

17:30 / Acolhimento

18:00 / Boas-vindas

Guilherme d’Oliveira Martins – Fundação Calouste Gulbenkian, LisboaAntónio Filipe Pimentel – Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa

18:30 / Inteligência Artificial: O Fim do Museu?

A explosão em popularidade das ferramentas e modelos avançados de geração de conteúdos tem gerado, nas áreas de produção de pensamento e conhecimento, um aceso debate sobre o futuro dos museus e sobre a viabilidade das suas profissões. Na sessão inaugural da Escola de Verão de 2024, o «keynote speaker» foi desafiado para refletir sobre o potencial e as limitações da Inteligência Artificial, para além destas plataformas, no trabalho dos museus.

PARTILHANDO O PODER

09:30 / Acolhimento

10:00 / Museus Revolucionados: a Arte de Ontem, Hoje

Os debates sociais dos dias de hoje exigem o repensar dos modos de apresentação das coleções museológicas. De exposições permanentes a instalações temporárias, da prioridade dada à voz do museu à polifonia de interpretações em sala, são várias as estratégias seguidas por museus europeus. Este painel reúne dois projetos que se distinguem pela tomada de risco e abordagens inovadoras de instituições com mais de um século de existência.
— INTERVALO 30 MIN —

11:30 / Curadorias Participativas: Democracia em Ação?

Os projetos participativos realizados nos museus de arte têm as suas raízes nos museus comunitários e/ou de História e memória. Pela sua essência, requerem uma partilha de poder e de palco. Em que beneficiam os museus de arte com a introdução das metodologias participativas nos seus processos? As filosofias e metodologias escolhidas pelos projetos em discussão neste painel demonstram com clareza a necessidade de correr riscos para criar novos caminhos.
— INTERVALO 90 MIN —

14:30 / O Efeito Multiplicador: Redes e Parcerias em Ação

Escolher o trabalho em rede, quando se trabalha em museus, nem sempre surge como um caminho apetecível. É necessário gerir agendas diferentes, velocidades diferentes, cronogramas diferentes. Quais são então as mais-valias deste tipo de trabalho? Os estudos de caso aqui apresentados demonstram o poder multiplicador do trabalho em rede e em parceria, identificando metodologias comuns em territórios diversos.
— INTERVALO 30 MIN —

16:30 / Mesa-redonda

PARTILHANDO SISTEMAS

09:30 / Acolhimento

10:00 / O Poder da Juventude e a Criatividade Digital

Brevemente disponível.
— INTERVALO 30 MIN —

11:30 / O Museu Cidadão: Histórias Difíceis, Identidades Contestadas

Os museus e as suas coleções tornaram-se objeto de debate e contestação no âmbito da construção de narrativas histórico-identitárias e das questões éticas de propriedade e conflito. Este painel apresenta estudos de caso em distintos momentos de maturidade na investigação, identificação de atores e processos de negociação nestes difíceis processos.
— INTERVALO 90 MIN —

14:30 / Digital-qualquer-coisa: Cidadania e Conhecimento

As práticas digitais questionam diretamente a autoridade, a voz e a centralidade do conhecimento técnico e especializado que o museu propõe. Neste painel, conhecemos projetos que souberam resolver este conflito, reformulando o papel do museu de produtor exclusivo de conhecimento, tornando-o mediador da informação ou criação resultantes.
— INTERVALO 30 MIN —

16:30 / Mesa-redonda: O Futuro é Hoje?

Apresentado pelos Jovens Relatores do Museu.

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

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