Desenho para mentes curiosas

Oficina de desenho

Slider de Eventos

Data

Loading

Local

Galeria Principal Museu Calouste Gulbenkian

Preço

O desenho é o encontro que temos com o mundo. Toda a gente desenha ou já desenhou. Mais tarde, para algumas pessoas, o desenho torna-se escrita, enquanto para outras é uma prática para toda a vida. São muitas as situações em que usamos o desenho, principalmente quando nos faltam as palavras para comunicar: como esquemas de mapas, descrições específicas de uma forma ou rabiscos enquanto falamos ao telefone.

O desenho é também uma forma de conhecer, de treinar a concentração, alimentar a curiosidade e ativar a imaginação… ao ponto de podermos reimaginar o mundo que nos rodeia! Nestas sessões, a partir de obras do Museu Gulbenkian propomos um novo olhar através do desenho.

As sessões são independentes entre si, não pressupondo continuidade e sendo a aquisição de bilhetes avulsa. Os participantes devem trazer os seus materiais de desenho.


Programa

A arte é contemplação

Nesta sessão, trabalhamos a partir de uma obra do escultor Auguste Rodin para quem “Arte é contemplação”. Rodin fala-nos da contemplação que o artista estabelece com a natureza, uma relação em que o artista procura incessantemente o espírito que anima a natureza. Para Rodin, talvez esse seja o mesmo espírito que anima a arte…
Materiais necessário: lápis grafite HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis de cor.

Ideias sobre composição

Nesta sessão, damos atenção a um aspeto essencial na arte de pintar: a composição. Observando um retrato do século XVIII, reparamos na colocação e orientação de determinados objetos e percebemos como contribuem para a composição global da pintura. Será que esses objetos nos permitem ficar a saber mais sobre a pessoa representada? E tu, que objetos escolherias para te representar?
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis cor.

Um jogo de forças

O ato de desenhar ajuda-nos a pensar e pensar ajuda-nos a desenhar. Nesta sessão vamos observar um jogo de forças presente numa obra da coleção, e explorar os modos como estas forças se podem traduzir em desenho.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis de cor.

Veneza em festa

Vamos viajar até à Itália do século XVIII, mais precisamente à cidade de Veneza. Nas pinturas de Francesco Guardi, encontramos a cidade em festa. Tudo parece fervilhar diante dos nossos olhos, enquanto se observa uma perspetiva rigorosa nas vistas da cidade. Nesta sessão, desenhamos as nossas impressões sobre Veneza e os seus habitantes representados nas pinturas de Francesco Guardi.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis pastel seco (cor branca e cores à escolha).

Lobo e veado

Como se desenha uma escultura que, estando imóvel, sugere movimento? Como se desenham as ideias de peso e leveza de um objeto? A partir de uma escultura que representa uma «Luta entre Lobo e Veado», debruçamo-nos sobre estas e outras noções.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis pastel seco (cor branca e cores à escolha).

Enquanto esperamos

Com a invenção da fotografia houve pintores que pensaram que a arte da pintura estava prestes a acabar! Mas houve outros que viram na fotografia um enorme potencial e exploraram esse outro ‘olho’ nas suas obras. A verdade, é que a representação visual nunca mais foi a mesma… Nesta sessão vamos explorar através do desenho esse olhar que a fotografia possibilitou.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B.

Natureza morta

A pintura de natureza morta é desafiante para os pintores, permitindo-lhes explorar e exibir a sua mestria técnica. A partir da observação de uma pintura de natureza morta, iremos explorar noções de texturas e valores tonais, composição e linhas invisíveis.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B.

Ficha técnica

Conceção e orientação 

Catarina Dias


Relacionados

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.