Desenho no Museu

Oficina de desenho

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Galeria Principal Museu Calouste Gulbenkian

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Descontos

50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)

As oficinas de desenho no Museu propõem a exploração de questões centrais ao ato de desenhar. Em cada sessão, a artista Catarina Dias introduz temáticas diferentes, desde pesquisas a que os artistas se debruçaram em vida, temas centrais à história da arte ou características específicas da obra que está a ser observada. Estas temáticas servem de inspiração para o ato de desenhar e para a compreensão das obras do Museu Calouste Gulbenkian.

As sessões são independentes entre si, não pressupondo continuidade e sendo a aquisição de bilhetes avulsa. Os participantes devem trazer os seus materiais de desenho.


Programa

Composição e forma

Nesta sessão vamos dar atenção a um aspeto essencial na arte de pintar: a composição. Observando um retrato do século XVIII, vamos reparar na colocação e orientação de determinados objetos e perceber como contribuem para a composição global da pintura. Os objetos escolhidos eram parte essencial de um retrato permitindo-nos compreender melhor a pessoa retratada. As texturas e os valores tonais serão outras noções a explorar nesta sessão.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis pastel seco.

Um jogo de forças

O desenho é um meio através do qual podemos explorar ideias. O ato de desenhar, ajuda-nos a pensar e pensar ajuda-nos a desenhar. Nesta sessão vamos observar um jogo de forças presente numa obra da coleção e explorar os modos como estas forças se podem traduzir em desenho. Especial atenção será dada à composição, textura e valores tonais.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis pastel seco.

Veneza em festa

A partir de um dos núcleos de pintura mais emblemáticos do Museu Gulbenkian, vamos viajar até à cidade de Veneza e recuar ao século XVIII. Através das pinturas de Francesco Guardi, deparamo-nos com a cidade em festa. Ao mesmo tempo que o pintor introduz dinamismo no traço e transmite uma sensação de energia fervilhante, utiliza linhas ortogonais com uma perspetiva acentuada. Nesta sessão, exploraremos essas noções que se complementam: a perspetiva e o dinamismo no traço.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B.

Lobo e veado

Como se desenha uma escultura que sugere movimento, apesar de esta se encontrar parada? Como se desenha as ideias de peso e leveza de um objeto? A partir de uma escultura que representa uma «Luta entre Lobo e Veado» debruçamo-nos sobre estas e outras noções.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis pastel seco (cor branca e cores à escolha).

Enquanto esperamos

A descoberta da fotografia parecia inevitável. Houve quem acreditasse que seria o fim da pintura, mas na verdade veio intensificar a sua exploração e lavar para outros patamares a representação e a cultura visual. Nesta sessão exploramos esse 'olhar' que a fotografia nos trouxe através do ato de desenhar.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B.

Natureza morta

Nesta sessão voltamos ao tema da natureza morta, a partir do qual exploramos noções de textura, volume e composição. Observamos como o desenho se vai fazendo à medida que tomamos sucessivas decisões.
Materiais necessários: lápis HB, 2B e 4B; barra de grafite 6B; lápis pastel seco.

Ficha técnica

Conceção e orientação 

Catarina Dias


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