Coreografia Social: Ensaiar a ordem para aparências de desordem
Por Bojana Cvejić
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Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianEste evento decorre em inglês sem tradução simultânea.
A coreografia social tem sido associada a arranjos harmoniosos de corpos dançantes e gestos individuais nos quais se manifestam esteticamente, ou se ensaiam, imagens ou protocolos de ordem social. Ao longo da modernidade ocidental, podemos ver como as ideias políticas que regem a ordem social se foram alterando em termos de performance, em suma, como nos coreografaram.
No entanto, na Europa, todas as épocas, incluindo a pandemia de Covid-19, conheceram erupções ocasionais de movimentos desordenados a uma escala individual e massiva, impulsionados por crises, doenças, loucura, protestos ou arrebatamentos. Nesses momentos, o povo parece aparecer na cena pública, e perguntamos: essas aparições de desordem também são coreografadas? Como é que a estética da desordem no movimento quotidiano molda o social?
Inserida na programação do ciclo dança não dança, esta conferência encerra um dia totalmente dedicado às temáticas de transmissão, coreografia e história. Estes três eixos sintetizam as ideias-chave do programa, dando a ver o que de político e ideológico há nas forças que movem os corpos entre si e através dos tempos.
No mesmo dia, Hélia Marçal apresenta a conferência Das possibilidades da conservação de performance, Isabel de Naverán a conferência-performance História, Envoltura e Síncope, e é exibido o filme Yugoslavia: How ideology moved our collective body, de Marta Popivoda.
Imagem © Bea Borgers
Bojana Cvejić (1975, Belgrado, Sérvia) é autora de livros como Choreographing Problems (Palgrave, 2015) e Toward a Transindividual Self: A Study in Social Dramaturgy (em coautoria com Ana Vujanović Archive Books, 2023). Participou em numerosas obras de ópera, dança, vídeo-dança e teatro na Europa como codiretora, dramaturga ou intérprete. Leciona na P.A.R.T.S. em Bruxelas e é, desde 2017, professora de Teoria da Dança na Academia Nacional de Artes de Oslo.
dança não dança
Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais
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