Mesa-redonda a várias vozes em torno da floresta espontânea portuguesa e de algumas das suas árvores caraterísticas, cruzando conhecimento científico, mitologias, saberes populares e criação literária. Uma conversa em língua de pássaro, numa espécie de anel de fadas, para celebrar o equinócio de Outono. Esta tertúlia teve origem no projeto Arborescer – uma criação resultante de uma residência artística de Ana Sofia Paiva no Jardim Gulbenkian. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que alia investigação científica e património imaterial, performance oral, vídeo e criação literária a partir do estudo de um conjunto de árvores da floresta nativa portuguesa. O projeto resulta de uma coprodução entre a Memória Imaterial CRL e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Oradores: Ana Sofia Paiva, Fernanda Botelho, Luís Mendonça de Carvalho, Paula Côrte-Real, Susana Varatojo, Tiago Monteiro
«O meu percurso está ligado ao destino das árvores – o destino
que está dentro do meu percurso – e o ultrapassa.»
Maria Gabriela Llansol
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.