Centro de Arte Moderna: visita pedagógica digital
Slider de Eventos
A programação educativa de um museu procura desenhar espaços de encontro e de escuta inclusivos e diversos. A sua riqueza e abrangência articula-se de forma orgânica com a visão e missão do museu acerca dos seus públicos (e não-públicos). A quem se destinam os museus? A quem acolhem? Com quem dialogam? Como criamos espaços de encontro nos museus? Como pensamos em programação e projetos educativos?
Esta visita digital procura responder a esta e outras perguntas, mergulhando na programação educativa enquanto espaço participativo de mediação e construção partilhada de saberes e visões do mundo. A partir da demonstração e da desconstrução dos projetos educativos do Centro de Arte Moderna, dando a conhecer as suas premissas, opções e estratégias, potencia uma conversa e discussão acerca dos desafios atuais da educação, mediação e participação nos museus, especialmente pensada para estudantes de educação, museologia, património e curadoria.
Uma vez que estas sessões assentam num modelo de discussão participativa em direto e não numa visita pré-gravada, é essencial assegurar que o sistema informático a utilizar na sala de aula permite que todos os alunos participem ativamente na sessão. A plataforma online de videoconferência será definida aquando da marcação.
Ficha técnica
Conceção e orientação
Andreia Dias
Margarida Vieira
Susana Gomes da Silva