Campo, contracampo
Encontros entre arte e filosofia
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Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianFilme em árabe, francês e alemão, legendado em português e inglês.
A discussão será em inglês com tradução simultânea para português.
O filme recupera imagens da resistência palestiniana captadas por Godard e Jean-Pierre Gorin em 1972 , no contexto do Groupe Dziga Vertov. A partir destas sequências e de cenas posteriormente filmadas em Paris, o filme reflete sobre a relação entre a imagem, o som e o texto, quando operam dentro do aparato cinematográfico como forma de representação do real. Olhando com rigor para a injunção metodológica do Groupe Dziga Vertov na construção de filmes políticos, Godard e Miéville examinam politicamente as condições e relações de produção das imagens. Através de uma montagem disjuntiva e de uma locução didática, questionam-se não só as imagens da classe trabalhadora parisiense, como aquelas rodadas na Palestina.
Ghalya Saadawi, cujas áreas de pesquisa incluem a estética e a política, a arte libanesa e o documentário, e Marwa Arsanios, que tem usado o filme na sua prática artística para refletir sobre movimentos e lutas, juntam-se para uma conversa sobre os temas que o filme levanta. A conversa será moderada por Stefanie Baumann, investigadora do CineLab da IFILNOVA.
Oradores
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Ghalya Saadawi
Ghalya Saadawi (n. Beirute, Líbano) é escritora e Professora Associada no Goldsmiths (University of London). Enquanto investigadora e professora, as suas áreas de interesse abrangem teoria crítica, abordagens críticas aos direitos humanos, testemunhas e depoimentos, direito e psicanálise, estética e política, arte libanesa e documentário, entre outras. Entre 2015 e 2017, foi Professora Residente no Ashkal Alwan Home Workspace Program (Beirute) e é coordenadora da área de teoria no Dutch Art Institute, desde 2018. Saadawi é membro do Beirut Institute for Critical Analysis and Research (BICAR). Colaborou com artigos para revistas e jornais, incluindo ArtMargins, Bidayat, Bidoun, frieze, Journal of Visual Culture, PhiloSOPHIA, The Derivative e Third Text. O seu próximo livro, Between October and November (Fitzcarraldo Editions, 2025), é um ensaio sobre a perda e a persistência das formas numa modernidade capitalista alargada.
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Marwa Arsanios
Marwa Arsanios (n. Beirute, Líbano) trabalha como artista plástica, utilizando variadas formas, estratégias e dispositivos, incluindo o filme, enquanto espaço de ligação entre movimentos e lutas, sugerido pelo modo como as imagens se referem umas às outras. Entre as suas exposições individuais, destacam-se: Kunsthalle Bratislava (2023); Contemporary Arts Center (Cincinnati, 2021); Beirut Art Center (2017); Hammer Museum (Los Angeles, 2016); Witte de With (Roterdão, 2016) e Kunsthalle Lissabon (2015). Entre as suas exposições coletivas, destacam-se: documenta 15 (2022); Biennale of Sydney (2022); Berlin Biennale (2020); SFMOMA (São Francisco, 2019); Sharjah Biennial (2019); Gwangju Biennale (2018); Ludwig Museum (Colónia, 2016); New Museum (Nova Iorque, 2014); e Venice Biennale (2013).
Programa
18:30 / Boas-vindas
18:35 / Introdução
18:45 / Apresentação do filme «Ici et ailleurs», de Anne-Marie Miéville e Jean-Luc Godard (53’)
19:40 / Discussão
20:40 / Perguntas e respostas
21:10 / Encerramento
Parceria
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.