Para homenagear o legado do bailarino, professor e diretor artístico português Jorge Salavisa (1939-2020), a Fundação Calouste Gulbenkian criou o Salavisa European Dance Award (SEDA), um prémio europeu de dança destinado a reconhecer artistas de qualquer parte do mundo, que demonstrem ter talento ou qualidades especiais, mas ainda pouco visíveis no circuito europeu.
São parceiros da Fundação Gulbenkian neste prémio o ImPulsTanz, de Viena; o K.V.S., de Bruxelas; o Dansehallerne, de Copenhaga; a Maison de la Danse/Biennale de la Danse, de Lyon; o Joint Adventures, de Munique; e o Sadler’s Wells, de Londres. É também parceira a Fundação Kees Eijrond, grande amigo de Jorge Salavisa e impulsionador do SEDA.
No dia 13 de novembro, data que assinala o aniversário de Jorge Salavisa, terá lugar a sessão de apresentação deste Prémio, na qual será possível ficar a conhecer melhor a sua história e a sua missão, bem como o papel que as instituições culturais europeias que compõem a rede de parceiros vão assumir, não só na nomeação dos artistas como na apresentação pública dos seus trabalhos.
Fotografia © Joaquim Leal / Companhia Paulo Ribeiro