Técnico de Depósito

Candidaturas até 21 nov

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres.

Procuramos reforçar a equipa da Biblioteca de Arte e Arquivo com um/a Técnico de Depósito. Esta função tem como responsabilidade proceder ao tratamento físico das coleções, realizar serviços de atendimento ao público, executar tarefas no âmbito da circulação e gestão física das coleções e dos depósitos, desenvolver ações correntes de preservação e conservação e processar os recursos de informação que integram o fundo documental, garantindo a consistência e o acesso à informação disponibilizada.

Condições contratuais: Contrato de trabalho sem termo

Principais responsabilidades

  • Acolher e orientar os utilizadores na satisfação das suas necessidades de informação, permitindo-lhes explorar da melhor forma os recursos internos e externos disponíveis. Assegurar, se aplicável, as rotinas de reprodução de documentos e monitorizar o estado de funcionamento dos equipamentos destinados ao público.
  • Pesquisar e recuperar, se aplicável, informação por métodos e ferramentas informáticas, que permitam responder às solicitações dos utilizadores.
  • Executar, se aplicável, tarefas de circulação interna e externa dos documentos, participar nos projetos de digitalização de coleções e arquivos e assegurar a organização dos depósitos.
  • Aplicar, se necessário, a política de preservação de coleções em vigor, assegurar as rotinas de tratamento técnico dos documentos e pôr em prática os métodos, medidas e técnicas de arrumação, proteção, conservação e restauro de suportes documentais de qualquer natureza. Identificar e encaminhar para a área de preservação e conservação os exemplares com necessidades de intervenção
  • Organizar e estruturar, se aplicável, recursos de informação (coleções) e explorar metadados e acessos.
  • Referenciar, selecionar e analisar, se aplicável, as fontes de informação. Pesquisar e recuperar informação por métodos e ferramentas informáticas, que permitam responder às solicitações dos utilizadores.
  • Proceder à correção e à revisão de registos bibliográficos, de acordo com os normativos vigentes. Aplicar políticas e procedimentos relacionados com a produção de meta informação dos recursos documentais existentes.
  • Colaborar, se necessário, na aplicação de inquéritos de satisfação dos públicos.
  • Efetuar, se aplicável, acondicionamentos simples aos recursos de informação.

Competências requeridas

  • 12.º Ano de escolaridade e formação profissional nas áreas de Biblioteca.
  • Experiência mínima de 1 a 2 anos em funções similares.
  • Boas competências ao nível da comunicação e trabalho em equipa.
  • Domínio, escrito e falado, da língua portuguesa e inglesa.
  • Domínio das ferramentas Microsoft Office.

A Fundação Calouste Gulbenkian incentiva a candidatura de todas as pessoas, independentemente da sua idade, género, orientação sexual, origem étnica, religião, deficiência ou incapacidade, em particular aquelas que se identificam com grupos sub-representados nas diversas iniciativas que a Fundação promove.


Candidaturas

Atualização em 08 novembro 2024

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