Uma casa com vida e que convida
“Em muitas casas, somos as únicas pessoas que entram, há muito tempo.” Elisabete Veloso é enfermeira e a proximidade que criou, ao longo dos tempos, com grande parte dos seus utentes, é evidente. Além de lhes tirar a tensão e verificar medicamentos, marca-lhes consultas e exames através do balcão SNS 24, compra-lhes medicamentos, ouve-os e conversa. Acaba por ser como família.
Elisabete não é a única. Na equipa estão Vânia Miranda e João Carneiro, que tratam da saúde física e mental do senhor Teixeira, de Piedade e de Augusto Coelho, de Glória Silva e muitos outros. Arminda Barbosa “andava a ficar esquecida da cabeça” e a conversa e o estímulo cognitivo de João Carneiro têm feito a diferença, garante. José Mendes comove-se ao ver a filha, através do telemóvel de Vânia Miranda.
Muitos elementos desta equipa – do projeto Uma casa com’vida, promovido pelo Centro Paroquial e Social de Lavradas – palmilham quilómetros, verão e inverno, e trabalham fora de horas, mas Vânia Miranda não se via a fazer outra coisa. “É um trabalho muito gratificante!”
Gulbenkian Home Care
Histórias de soluções inovadoras, integradas e multidisciplinares na prestação de cuidados domiciliários a pessoas mais velhas, contribuindo para uma mudança de paradigma na prestação de cuidados.