Sorrisos ao Domicílio
Cláudia não esconde a felicidade. Está “de coração cheio”, diz, por ter conseguido que uma das suas utentes se levante duas vezes por semana, para ir comer à mesa. Podia ser uma coisa de somenos, não tivesse a senhora passado dez anos sem sair da cama. Cláudia vibra com a conquista, que é, na verdade, uma conquista das duas, do trabalho feito em conjunto. Alda também sente que “é ali que tem de estar”, junto dos utentes. É esta vida de dedicação, de acompanhamento, de partilha, que lhe traz felicidade e a faz sentir-se realizada profissionalmente. Diz, sem hesitação, que é “muito grata” por poder fazer aquilo que faz.
Cláudia é terapeuta ocupacional e Alda uma das 53 cuidadoras do serviço de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Almada, cidade onde cerca de 185 pessoas recebem regularmente Sorrisos ao Domicílio, um dos 15 projetos apoiados pela iniciativa Gulbenkian Home Care.
Através de atividades personalizadas de animação, reabilitação e formação, este projeto, que funciona todos os dias do ano, das oito da manhã às 11 e meia da noite, quer romper com o paradigma dos cuidados ao domicílio a pessoas mais velhas unicamente centrados na prestação de cuidados básicos.
Gulbenkian Home Care
Histórias de soluções inovadoras, integradas e multidisciplinares na prestação de cuidados domiciliários a pessoas mais velhas, contribuindo para uma mudança de paradigma na prestação de cuidados.