Pobreza e desigualdade
Planeta A – episódio 4
Apesar do progresso significativo que se verificou nas últimas décadas, cerca de 10% da população mundial vive em situação de pobreza extrema, com menos de dois dólares por dia. O objetivo determinado para 2030 apostava na redução da pobreza extrema para 3%, mas as alterações cíclicas da economia mundial e a pandemia de COVID-19 estão a adiar esse objetivo.
Num pequeno município do Rio de Janeiro (Brasil), João Reis mostra uma das soluções apontadas para a eliminação da pobreza e redução da desigualdade social: o rendimento básico universal. Na sua essência, defende que todos nós, ricos e pobres, deveríamos receber transferências regulares de dinheiro, sem nenhuma contrapartida.
Mas perante o aumento das desigualdades entre ricos e pobres, o combate à pobreza não pode passar apenas pela distribuição de dinheiro. A pobreza é um problema muito mais complexo e a sua solução tem de passar por uma distribuição sustentável e equitativa de rendimentos, que envolve vários fatores e áreas em que é urgente atuar.
Série
Planeta A
Série documental sobre o desafio da sustentabilidade e as soluções que, a nível local e global, estão a ser postas em prática para combater os problemas que as sociedades enfrentam.