Pedro Calapez na coleção da Biblioteca de Arte
Os livros de artista têm surgido no percurso de Pedro Calapez de forma mais ou menos inesperada, não sendo a sua conceção parte habitual do processo criativo do artista.
Os dois livros que nos apresenta no seu ateliê foram produzidos com cerca de 10 anos de intervalo, com abordagens estéticas diferentes do artista ao livro, enquanto suporte conceptual de criação.
O livro Prova de máquina nasce sem a intervenção do artista e resulta de uma falha de impressão de Abstract, 2004-2008, que Pedro Calapez estava a preparar na altura.
Abstract, 2004-2008 / Pedro Calapez, 2008
Prova de máquina / Pedro Calapez, [2009]
Além de livros de artista da autoria de Pedro Calapez, a coleção da Biblioteca inclui obras em que o artista colaborou. As duas caixas de arte Pipxou são duas dessas obras.
Pipxou : número único b) Verão 87 / Tiplo V, 1987
A edição de Umbigo, que envolveu 38 artistas, é outra das participações de Pedro Calapez em livros de artista coletivos.
Livros de Artista
Não é bem um livro, não é bem uma obra de arte. Artistas portugueses de várias gerações apresentam estes objectos variados e inesperados, que integram a coleção da Biblioteca de Arte.