O papel da criatividade e da partilha de conhecimento na promoção da mudança

Conheça dois dos projetos que têm recebido o apoio da Fundação Gulbenkian para incentivar jovens a liderar projetos criativos e a transformar as suas comunidades, em Portugal e no Reino Unido.
Andrew Westle, Louisa Hrabowy 02 mai 2024 4 min

O projeto JAM!, em Portugal, destina-se a incentivar jovens a desenvolverem projetos inovadores, inspirando-se noutros modelos internacionais, tais como o do projeto The AgencyO The Agency é um programa de empreendedorismo criativo sediado no Reino Unido que apoia jovens (entre os 15 e os 25 anos) de zonas desfavorecidas a fazerem a diferença na sua comunidade e a transformá-la da forma que considerarem mais adequada.

Inspirando-se no trabalho de Marcus Faustini, diretor teatral brasileiro que trabalha nas favelas do Rio de Janeiro, o modelo promove a mudança social através da criatividade, capacitando os jovens para transformarem as suas vidas. O programa é um exemplo de colaboração intercontinental baseado na experiência iniciada no Brasil.

A Fundação Calouste Gulbenkian tem apoiado o The Agency no Reino Unido desde a sua criação, tendo financiado o primeiro programa-piloto em Londres, no Battersea Arts Centre, e em Manchester, no Contact, e as recentes comemorações do 10.º aniversário, o ‘National Gathering’.

Com o apoio às duas iniciativas, a Fundação trabalha para interligar projetos culturais a nível internacional, fomentar a ação e criar uma rede global de agentes de mudança.

A promoção de novas abordagens nas artes 

Ao longo de dez anos, de acordo com o relatório de avaliação do projeto, o The Agency tem demonstrado excelentes resultados na promoção da inovação e da mudança, através de um programa inspirado no teatro e interpretado e executado por artistas facilitadores locais. O programa fornece recursos, apoio, plataformas e uma vasta rede de contactos para amplificar as vozes de jovens líderes com ideias e visão.

O The Agency tem influenciado outros programas em todo o setor cultural do Reino Unido, partilhando recursos e cocriando com jovens que, de outra forma, talvez ficassem excluídos dos equipamentos culturais das suas cidades. Tem sido também um exemplo de promoção de práticas artísticas lideradas por cidadãos.

Atualmente, a Fundação está a apoiar o projeto na sua próxima etapa, que o levará a tornar-se numa organização independente gerida e liderada por jovens que participaram no programa.

O valor do intercâmbio internacional 

O modelo brasileiro continua a ser fonte de inspiração, alargando o alcance da sua ação a nível internacional. O projeto JAM! “Juventude + Artes = Mudança” surgiu na sequência da visita de uma delegação portuguesa ao Battersea Arts Centre em 2023, inspirado no The Agency.

Financiado pela Fundação Gulbenkian e coordenado pela Artemrede, o projeto vai decorrer durante três anos em cinco municípios portugueses, mobilizando jovens entre os 18 e os 25 anos no sentido de desenvolverem projetos criativos e inovadores relevantes para as suas comunidades. Para alcançar este objetivo, a iniciativa vai desenvolver um programa de capacitação, de mentoria e de apoio à viabilização dos projetos, com base no conceito e nos princípios que norteiam o The Agency. 

A Fundação acolheu o The Agency e a iniciativa JAM! na conferência Isto é PARTIS & Art for Change, realizada em janeiro, que explorou modelos de participação na cultura. Os participantes, tanto do Reino Unido como de Portugal, refletiram sobre a importância das ligações internacionais, da troca de conhecimentos, da partilha e da aprendizagem além-fronteiras, para inspirar ações, novas formas de pensar e ajudar a criar uma rede global de agentes de mudança.

Num mundo em turbulência e numa sociedade em rápida mutação, será agora a altura de promover o poder das ligações internacionais e da criatividade como ferramentas únicas capazes de desbloquear novas ideias, novas formas de trabalho e inovação, para nos prepararmos para as mudanças que iremos enfrentar no futuro? 

Se os artistas e as organizações artísticas puderem fazer mais para partilhar as ferramentas, os métodos e as abordagens da criatividade entre setores, entre redes e para além das fronteiras, a nível internacional, poderemos criar mudanças sociais mais positivas? 

A Fundação reconhece esta necessidade e está a trabalhar para reforçar as ligações internacionais, mobilizar a criatividade para a mudança social e apoiar uma série de iniciativas de liderança dos cidadãos no âmbito do seu programa Acesso à Cultura.

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