Horta de Deméter
Um projeto que é horta mas também é palco. Os jovens participantes da Horta de Deméter juntam-se semanalmente a uma equipa de artistas e de horticultores profissionais para cuidar de dois talhões de terra onde produzem fruta e legumes, mas onde também se dedicam a criar, em conjunto, obras de arte participativas, através da música ou do teatro. Este projeto permite que os jovens agricultores-artistas tenham, nesta horta, um espaço criativo e de liberdade para se expressarem: são eles que decidem que histórias querem contar, que questões querem colocar, que temas querem explorar.
A Horta de Deméter celebra a diversidade e procura combater as desigualdades de acesso a experiências e aprendizagens artísticas, ao envolver participantes de diferentes contextos sociais. Do grupo fazem parte crianças e jovens residentes no Lar Escola Santo António ou que frequentam o Agrupamento de Escolas Grão Vasco e a Escola Secundária de Viriato, em Viseu.
Com coordenação artística de Graeme Pulleyn, a Horta de Deméter é um dos projetos apoiados pela 1.ª edição da iniciativa PARTIS & Art for Change.