Gil Brito
Gil António Monteiro de Brito nasceu na ilha de Santiago em Cabo Verde e embarcou para Portugal, em 2006, aos 8 anos de idade.
Iniciou os seus estudos aos 10 anos de idade no projeto “Orquestra Geração” e posteriormente foi admitido na Escola Profissional de Música em Espinho. Em 2017 ingressou na Escola Superior de Música, em Lisboa, e prosseguiu os seus estudos fazendo uma licenciatura na Escola Superior de Música em Lisboa. Bolseiro Gulbenkian para o Aperfeiçoamento Artístico em Música, concluiu o curso de Mestrado em Performance Concerto na Zürcher Hochschule der Künste em Zurique, Suíça.
Gil Brito já se apresentou como reforço com a Orquestra Gulbenkian e como titular na Orquestra Clássica de Espinho de 2015 a 2017, bem como participou em inúmeros estágios, entre muitos, com a Orquestra da Academia de Música de Paços de Brandão e Orquestra Associação de Estudantes do Conservatório de Música de Coimbra.
Entre muitos sonhos, deseja integrar uma orquestra e num futuro mais longínquo criar uma Academia de Academia de Música Clássica em Cabo-Verde, como Gil afirma “A música devia ser para todos”.
Histórias de Bolseiros
Desde 1955, a Fundação Gulbenkian apoiou mais de 30 mil pessoas de todas as áreas do saber, em Portugal e em mais de 100 países. Conheça as suas histórias.