Devir na Horta da Areia
O bairro da Horta da Areia situa-se numa zona isolada da cidade de Faro, para lá da linha do comboio. Esta barreira física é uma de entre várias outras barreiras – culturais, socioeconómicas – que separam os residentes do bairro, maioritariamente de etnia cigana, dos residentes noutras zonas da cidade.
O projeto Devir na Horta da Areia pretende expandir as experiências das mulheres ciganas da Horta da Areia, normalmente circunscritas ao perímetro do bairro. Através de práticas artísticas e criativas, como o teatro ou a dança, e da partilha do palco com mulheres de outros contextos, o objetivo é promover a integração destas mulheres para lá dos limites do bairro e a construção de vidas mais completas e estimulantes para todas as participantes.
O projeto promove ainda uma reflexão sobre o que divide e une estas mulheres, tanto na esfera pessoal como coletiva/comunitária.
Com coordenação artística de José Laginha, Devir na Horta da Areia foi um dos projetos apoiados pela 1ª edição da iniciativa PARTIS & Art for Change.