Álbum de Arte Africana
O álbum com fotografias de Arte Africana pertence ao acervo dos Arquivos Gulbenkian e é proveniente do extinto Serviço de Cooperação com os Novos Estados Africanos. Desconhece-se o contexto de entrada deste álbum na Fundação, mas estará relacionado com a atividade filantrópica da fundação nos territórios dos atuais países de expressão oficial portuguesa.
É uma obra muito particular, artesanal, com a capa e a contracapa de madeira entalhada, com as páginas em pele animal com fotografias que representam obras de arte e salas de exposição de um museu africano não identificado.
Encontrava-se num estado de conservação razoável, apesar do seu manuseamento estar muito dificultado. Apresentava-se também com alguns danos – peças em falta ou partidas, sujidades – e com fotografias rasgadas.
Foi desenvolvido um plano para a conservação desta obra, que passou pela higienização, consolidação de rasgões e restabelecimento da sua integridade estrutural, de forma a permitir o seu manuseamento em segurança e a sua reprodução digital.
Para lá do que se vê
Antes de apresentarmos uma coleção ao público é necessário compreendê-la e prepará-la. Nesta série apresentamos alguns dos nossos projetos de conservação e restauro mais recentes em coleções especiais de elevado valor patrimonial.