Uma Nova Forma de Combater a Pobreza Energética: Aprendizagens da ‘One-Stop Shop’ do Ponto de Transição
Relatório de Impacto
Entre 2022 e 2023, populações de três concelhos do distrito de Setúbal puderam aceder a serviços de aconselhamento sobre consumo e fatura de eletricidade e gás, informações e apoio à eficiência energética, das habitações, avaliações energéticas gratuitas e apoio à candidatura a vários apoios existentes.
Esta one-stop shop, instalada num contentor marítimo reutilizado, foi um projeto-piloto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e realizado em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, o CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da FCT–NOVA e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), e as autarquias envolvidas.
Os principais resultados desta experiência podes ser lidos neste relatório de impacto, o qual traz ainda recomendações relevantes para projetos que trabalham no apoio a comunidades de difícil acesso ou que sejam mais vulneráveis, em matéria de consumo energético.
Em resumo
Uma one-stop shop itinerante, onde se oferece aconselhamento de proximidade à comunidade, pode contribuir para melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis, aumentar a sua resiliência e acelerar uma transição energética justa, não deixando ninguém para trás na mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Enquanto projeto-piloto, o Ponto de Transição demonstrou que:
O Ponto de Transição, referenciado na Estratégia Nacional de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética 2023-2050 como modelo de boas práticas, tem vindo a merecer a atenção de agentes do sector privado e público, no sentido de escalar ou replicar a iniciativa.
Ficha técnica
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Editado:
- 2024
- Páginas:
- 56 p.