Portugal, a Ciência Jesuíta e a Carreira da Índia (séculos XVI a XVIII)
Coletânea de ensaios que o Professor Ugo Baldini reuniu durante, aproximadamente, 20 anos sobre a ciência jesuítica e o papel da mesma na difusão da ciência europeia e no Extremo Oriente até meados do século XVIII, com coordenação e prefácio de Luís Saraiva.
A obra sistematiza e detalha a forma como o conhecimento científico da época é transmitido através das redes jesuítas, dividindo-a em duas partes, respetivamente, “A Assistência Portuguesa e as Ciências Matemáticas” e “A Prática e o Ensino da Ciência das Missões Asiáticas”. Complementada por bibliografias exaustivas, apensas a ensaios específicos, por um valiosíssimo Índice remissivo de nomes, para além de diversos apêndices igualmente associados a artigos, não se distancia da complexidade do tema, mas consegue clarificá-lo, tornando-o acessível.
Na introdução, o autor refere que, num primeiro momento, as suas investigações versavam basicamente as tradições galaica e jesuíta na ciência italiana nos séculos XVI e XVII, defendendo que “poucos factos culturais da história do início da Idade Moderna têm sido debatidos como o papel dos Jesuítas na produção e transmissão do conhecimento na Europa e durante o primeiro processo de ‘globalização’”.
Ao atribuir uma grande importância à documentação encontrada sobre as missões ibéricas dos Jesuítas, Baldini alude à tese do Pe. Matteo Ricci – Storia dell’introduzione del Cristianesimo in Cina – segundo a qual teria sido o trabalho e os laços transculturais que proporcionaram uma espécie de simbiose entre a Ontologia europeia e o Taoísmo. A supramencionada documentação, que se encontra na base dos ensaios aqui coligidos, não teria como objetivo a análise de personalidades, de doutrinas específicas ou de problemas, mas, pelo contrário, circunscrever com rigor três linhas que considera fundamentais para a compreensão histórica, e que apresenta como pré-condições: “certos traços estruturais do sistema missionário na Ásia […], o seu contexto […] e a circulação da informação científica”, destacando o papel primordial de Lisboa como centro de intercâmbio entre os colégios europeus e as missões orientais.
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Coordenação e prefácio: Luís Saraiva
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2018
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 240 mm
- Capa:
- Encadernado
- Páginas:
- 848
- ISBN:
- 978-972-31-1612-0