Histórias de uma Coleção
Arte Moderna e Contemporânea do CAM
Publicado por ocasião da exposição Histórias de uma Coleção. Arte Moderna e Contemporânea do CAM, este catálogo acompanha várias histórias acerca da criação da Coleção do CAM, desde as primeiras aquisições da Fundação na década de 1950 até à atualidade, bem como uma abordagem mais aprofundada sobre a inauguração do edifício do Centro em 1983.
O catálogo conta com sete ensaios inéditos, assinados pelas curadoras Ana Vasconcelos, Leonor Nazaré, Patrícia Rosas e Rita Fabiana, pela arquiteta Rita Albergaria e pela curadora independente Antonia Gaeta, assinalando-se alguns dos principais momentos da coleção.
São analisadas as primeiras aquisições, no seguimento de bolsas atribuídas aos artistas e na sequência de exposições itinerantes organizadas em Portugal e no estrangeiro, e a criação do núcleo de arte britânica, em estreita colaboração com o British Council.
O catálogo contempla igualmente uma investigação acerca da construção do edifício do CAM e da polémica que acompanhou todo o processo, bem como uma reflexão acerca das aquisições ao banqueiro e colecionador Jorge de Brito, que promoveram o fortalecimento da coleção nos meses que precederam a inauguração.
O catálogo acompanha ainda o contributo dos três últimos diretores do CAM, Jorge Molder, Isabel Carlos e Penelope Curtis, explicando as prioridades na seleção das obras e as políticas de aquisição desenhadas por cada um.
São reproduzidas quase todas as obras expostas, organizadas de acordo com os núcleos da exposição. Destacam-se sete obras-chave, todas adquiridas na década de 1960, da autoria de alguns dos artistas portugueses e britânicos mais relevantes da coleção: Amadeo de Souza-Cardoso, David Hockney, João Cutileiro, José de Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego e Philip King.
O design é de Márcia Novais, também autora do projeto gráfico da exposição.
Ficha técnica
- Textos:
- Ana Vasconcelos, Antonia Gaeta, Leonor Nazaré, Patrícia Rosas, Rita Albergaria, Rita Fabiana
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2023
- Entidade
- CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian
- Dimensões:
- 220 mm x 280 mm
- Páginas:
- 224
- ISBN:
- 978-972-635-328-7