Colóquio/Letras 207
mai – ago 2021
Literatura e Ecologia
Os problemas ambientais estão, cada vez mais, no centro das preocupações do mundo atual, mas talvez se esqueça que a literatura tem dado um importante destaque à natureza, à sobrevivência da relação do homem com os fenómenos naturais e à defesa do ambiente.
Com duas contribuições de um filósofo francês, Jean-Claude Pinson, e de um estudioso belga, Pierre Schoentjes, sublinha-se, neste número 207, a universalidade da consciência ecológica. Acrescentam-se estudos de Maria do Carmo Cardoso Mendes, Ana Isabel Queiroz e Leonor Martins Coelho, chamando a atenção para a ecocrítica como nova disciplina de leitura do texto literário. Nessa perspetiva, analisam-se obras sobre caça de Aquilino Ribeiro, um dos grandes autores de língua portuguesa do passado recente, e as utopias na ficção do nosso contemporâneo José Eduardo Agualusa.
Merecem também particular realce os poemas de um autor americano de ascendência luso-açoriana, Scott Edward Anderson, e um conjunto de peças artísticas de Cabrita realizadas especialmente para este número.
Para além de artigos dedicados a Manuel Bandeira, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço e E. M. de Melo e Castro, a revista tem o privilégio de publicar uma conversa de José Cardoso Pires com Liberto Cruz e Madalena Carretero Cruz, documento notável para o conhecimento de um dos nossos maiores romancistas da segunda metade do século XX.
SumárioFicha técnica
- Outras Responsabilidades:
Nuno Júdice (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2021
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 245 mm
- Capa:
- Cabrita
- Páginas:
- 288