Colóquio/Letras 203
jan – abr 2020
Gonçalo M. Tavares
O número de janeiro de 2020 é dedicado à obra de um autor que tem mantido presença constante na nossa literatura do século XXI: Gonçalo M. Tavares. A sua obra vasta e poliédrica (ficção, poesia, teatro, crónica), muitas vezes sem uma clara identificação de género, está entre as mais complexas e estimulantes dos últimos anos, tendo despertado a atenção de críticos e leitores em Portugal e no estrangeiro, onde se encontra amplamente traduzida. Assim, a Colóquio/Letras, para lá dos números e dos estudos consagrados a grandes autores ou temas do passado, mantém-se atenta à criação atual em língua portuguesa. A acompanhar os ensaios sobre múltiplas vertentes da sua obra é também publicada ficção inédita do escritor.
Integram ainda o corpo da revista artigos dedicados a Pombal e aos Jesuístas (a partir de textos produzidos por Camilo Castelo Branco e o Padre Manuel Antunes), a Fernando Pessoa, a Ana Hatherly e a Almeida Faria, além das Notas & Comentários e recensões em que são abordados diversos temas e livros da atualidade editorial.
Como habitualmente, a revista inclui um conjunto de pinturas, desta vez de Eduardo Batarda, um dos grandes artistas plásticos contemporâneos, ativo desde os anos 60 do século passado.
SumárioFicha técnica
- Outras Responsabilidades:
Nuno Júdice (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2020
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Páginas:
- 288