Colóquio/Letras 189
mai – ago 2015
Identidades
O número 189 da revista Colóquio/Letras põe o acento em questões de Identidade. Sob esse foco e numa perspetiva comparatista, são analisadas lado a lado obras de Bernardo Carvalho e João Guimarães Rosa, Herberto Helder e Manuel Bandeira, Al Berto e Gilberto Mendonça Teles, Michel Onfray e Rilke. O tema da busca identitária é ainda abordado em Maria Velho da Costa e Nuno Bragança.
O método comparatista é seguido também num estudo sobre Eduardo Lourenço e Maria Gabriela Llansol bem como na análise das relações entre poesia e fotografia, a propósito de um livro que junta os poetas João Miguel Fernandes Jorge e Ruy Belo e o fotógrafo Jorge Guerra. O simbolismo do cavalo é explorado num texto sobre António Lobo Antunes e o tempo e a memória em dois artigos sobre Lídia Jorge.
Em anexo publica-se a lição inaugural do Professor Phillip Rothwell sobre Camões e o império colonial português. Phillip Rothwell sucede a T. F. Earle na Cátedra D. João II de Estudos Portugueses da Universidade de Oxford.
Marta Wengorovius é a autora da capa e dos separadores da revista.
Sumário
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Nuno Júdice (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2015
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 245 mm
- Páginas:
- 288