Colóquio/Letras 184
set – dez 2013
Oriente/Ocidente
O núcleo principal do n.º 184 é dedicado aos elos literários entre o Oriente e o Ocidente.
Neste contexto, Le Fou d’Elsa, de Louis Aragon, é o ponto de partida para um ensaio de Abdelwahab Meddeb, e a correspondência do jesuíta, matemático, astrónomo e músico Tomás Pereira para um texto de Ana Cristina Costa Gomes.
No mesmo núcleo escrevem também Horácio Costa (“Considerações sobre um ‘bargueño’”) e Dora Nunes Gago (“Entre pés de lótus e bambus: configurações da China nos contos de Maria Ondina Braga e Fernanda Dias”).
Publicam-se ainda artigos sobre a “A modernidade de Cruz e Sousa” (Carlos Felipe Moisés), “Raul Brandão e a crise social” (Rosa Maria Sequeira), “Silêncio inquieto: a stasis maeterlinckiana em Raul Brandão, Pedro Tamen e Manoel de Oliveira” (Paula Mendes Coelho), “Percursos do eu quebrado: as almas de Bernardo Soares e os rostos de Vitangelo Moscarda” (Gaspare Trapani) e “Da poesia pintada e da dissolução dos géneros” (Tania Martuscelli).
Destaque, em Notas & Comentários, para “Ferraduras de má morte na tragédia inesiana”, de António Coimbra Martins, “As viagens de Agustina: espírito do lugar, memória e ficção”, de Álvaro Manuel Machado, e, de Ana Paula Coutinho Mendes, “Na volta do correio: a ‘ficção mais próxima da autenticidade’ de dois poetas” (sobre a correspondência de Jorge de Sena e António Ramos Rosa).
Revelam-se poemas de Fernando Guimarães e Pedro Lyra e uma crónica de Brigitte Paulino-Neto sobre a Corunha. Inez Teixeira é a pintora convidada.
A revista é complementada com um suplemento sobre o “Os Estudos de Literatura, a Universidade e o Estado”, integrando artigos de Abel Barros Baptista, Fernando Clara e Emília Pinto de Almeida.
Sumário
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Nuno Júdice (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2013
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 245 mm
- Páginas:
- 288