Bootcamps Academia de Código
Título de Impacto Social - Relatório Intermédio
O TIS Bootcamps Academia de Código (BAC) faz parte da primeira edição de Títulos de Impacto Social (TIS) onde a contratualização é feita através da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. Este TIS foi lançado em janeiro de 2017 e é implementado na região do Fundão.
Os Bootcamps Academia de Código são implementados pela CodeForAll e a sua intenção é requalificar pessoas em situação de desemprego, através de formação em programação informática. De acordo com a OneValue, um desempregado a receber subsídio de desemprego representa um custo mensal para a Segurança Social de cerca de 511 Euros. Simultaneamente, estima-se que em 2020 a Europa tenha uma escassez de cerca de 900.000 profissionais na área das tecnologias da informação e comunicação (TIC), dos quais 15.000 em Portugal. A intervenção Bootcamps Academia de Código foca-se neste desalinhamento entre a procura e a oferta, permitindo aos seus alunos mudar radicalmente as suas trajetórias profissionais.
O presente relatório resume os principais acontecimentos e aprendizagens efetuadas ao longo dos três primeiros anos do projeto.
Os investidores no TIS BAC são a Associação Shared Services & Outsourcing Platform e a Fundação Calouste Gulbenkian. As entidades implementadoras são a CodeForAll (responsável pela implementação do projeto no terreno) e a MAZE (responsável pela monitorização e gestão de desempenho do projeto). A entidade responsável pelo pagamento dos resultados e reembolso a investidores é a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. A entidade pública responsável por acompanhar o projeto é o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Autores: Margarida Anselmo, Inês Charro;
Academia de Código; CodeForAll
EMPIS – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social;
PO ISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Fundo Social Europeu;
ASSOP -Associação Shered Services & outsorcing Platformpara o Desenvolvimento;
IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- MAZE – Fundação Calouste Gulbenkian
- Editado:
- Lisboa, 2020
- Páginas:
- 27