1.ª ed.

A Incoerência dos Filósofos

Al-Ghazali

Al-Ghazali foi um pensador muçulmano que viveu na primeira metade do século XI e no início do século XII, em Bagdade, a capital do Califado Abássida, e noutras cidades. Foi professor e jurista muçulmano sunita, com uma vasta obra de teologia, filosofia e mística islâmicas. O seu legado é tão importante que é considerado por alguns estudiosos o pensador e teólogo sunita mais influente de todos os tempos.

No domínio teológico, seguiu em grande parte a teologia ashʿarita, com a respectiva concepção de Deus e dos atributos divinos – com ênfase na omnipotência divina –, assim como da acção humana, que era considerada como criada por Deus e adquirida pelos seres humanos.

Al-Ghazali sublinhou a importância da experiência mística, sendo um defensor do sufismo, e colocando a mística no âmbito das principais disciplinas islâmicas.

A sua influência na Europa prende-se com a tradução da sua obra Os Objectivos dos Filósofos para latim […] que pretende descrever o sistema de pensamento dos filósofos islâmicos, em particular o de Avicena.

É justamente por se afastarem da doutrina e da prática islâmicas, que critica os pensadores em A Incoerência dos Filósofos. Um dos problemas da filosofia islâmica, segundo al-Ghazali, é a sua origem grega, sobretudo com base em Platão e Aristóteles.

Al-Ghazali afirma que não rejeita todas as ciências filosóficas, sendo preciso usar a razão em muitos casos; este livro, contendo as suas críticas dos filósofos, centra-se nas questões metafísicas e físicas.


Ficha técnica

Outras Responsabilidades:

Tradução do árabe, introdução, notas e glossário de Catarina Belo

Idioma:
Português
Editado:
Lisboa, 2023
Entidade
Fundação Calouste Gulbenkian
Dimensões:
140 x 220 mm
Capa:
Encadernado
Páginas:
378
ISBN:
978-972-31-1655-7
Atualização em 19 fevereiro 2024

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.