Portugal Mais Velho
Por uma sociedade onde os direitos não têm idade
Relatório que reúne as principais conclusões do trabalho desenvolvido entre janeiro de 2019 e junho de 2020, sob a égide do projeto Portugal Mais Velho, que procurou identificar as lacunas das políticas públicas e da legislação em relação ao envelhecimento da população e à violência contra pessoas idosas.
Apesar do aumento da esperança média de vida, as perspetivas sobre o envelhecimento não são as melhores: as pessoas idosas, mesmo que ativas, são globalmente encaradas como pessoas frágeis, doentes e dependentes, o que promove fenómenos de desrespeito pelos seus direitos, exclusão, marginalização e, não raras vezes, situações de crime e violência. A OMS estima, de facto, que uma em cada seis pessoas com 60 ou mais anos seja vítima de violência.
Foi neste contexto que a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV se propuseram desenvolver, entre janeiro de 2019 e junho de 2020, o projeto Portugal Mais Velho, que procurou identificar as lacunas das políticas públicas e da legislação em relação ao envelhecimento da população e à violência contra pessoas idosas. O presente relatório reúne as principais conclusões desse trabalho.
Ficha técnica
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Editado:
- Lisboa, 2020
- Páginas:
- 172
- ISBN:
- 978-989-54322-7-1