Os Fundamentos da Economia Política
A preocupação de Eucken nos Grundsätze é investigar como pode ser dada à moderna sociedade industrial uma ordem que funcione e que seja digna do Homem. Na busca deste caminho ocupa-se sistematicamente do papel que cabe aqui à Ciência.
Eucken influenciou de forma relevante a política económica da Alemanha Federal após 1948, nomeadamente a legislação fundamental sobre a concorrência (Gesetz gegen Wettbewerbsbeschriinkungen – GWB), que se baseava na forma de mercado da concorrência perfeita, obedecendo assim à exigência do ordoliberalismo da Escola de Friburgo. A persistência do Chanceler Ludwig Erhard na altura da reforma monetária foi um dos fatores importantes para a aplicação das conceções de Eucken. Mas mais relevante que o efeito das ideias de Eucken na prática política foi a sua coragem e noção de responsabilidade perante a Sociedade ao longo da sua vida, seja sob o Nacional-Socialismo seja na fase da reconstrução alemã.
Edgar Salin, que defendia uma conceção de política económica oposta à de Eucken, apresenta-o como alguém cujo nome brilha a partir de uma era em que se vivia a bancarrota de largas camadas intelectuais e precisamente também nas universidades.
(Da introdução de Eduardo De Sousa Ferreira)
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Trad. de M. L. Gameiro dos Santos; pref. de W. Oswalt-Eucken; rev. e coord. de Eduardo de Sousa Ferreira
- Coordenação editorial:
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Editado:
- Lisboa, 1998
- Páginas:
- 504 p.
- Título Original:
- Die grundlagen der Nationalökonomie
- ISBN:
- 972-31-0813-5