Colóquio/Letras 178
set – dez 2011
Ruy Belo
A comemoração dos 50 anos de Aquele Grande Rio Eufrates (1961), de Ruy Belo, dá o mote ao núcleo central do n.º 178 da revista Colóquio/Letras, que antecipou a realização de um colóquio internacional dedicado ao poeta, realizado nos dias 3 e 4 de Novembro de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Nesse âmbito, incluem-se artigos de Silvina Rodrigues Lopes (“Como quem num dia de Verão abre a porta de casa”), Pedro Eiras (“Ruy Belo: a habitação do mundo”), Carlos Felipe Moisés (“Tradição e vanguarda”), Fernando J. B. Martinho (“Ruy Belo e T. S. Eliot”), Diana Pimentel (“ruy belo, era uma vez”), Isabel Morujão (“Mulher única, inúmera mulher”) e Manuel António Ribeiro (“A insatisfação religiosa na poesia de Ruy Belo”), e revelam-se duas cartas inéditas do poeta de Toda a Terra.
Para além das habituais secções de crítica, publicam-se inéditos de João Rui de Sousa, Luísa Freire e Mário Cláudio, e artigos de Teresa Cristina Cerdeira (sobre Helder Macedo), Ana Marques Gastão (sobre Ana Hatherly) e Augusto Nascimento (sobre Francisco Tenreiro). As obras reproduzidas são da autoria do pintor Pedro Calapez.
O n.º 178 é acompanhado de um suplemento bilingue (português-castelhano):
Siglo de Oro: Relações Hispano-Portuguesas no Século XVII
Os artigos aqui reunidos dão uma visão enriquecedora das relações culturais no contexto ibérico do século XVII durante o período da Monarquia dual — período normalmente passado por alto, por motivos que a suscetibilidade política explica mas que apagam uma atividade cultural que vai da literatura às artes plásticas, da vida religiosa e social ao quotidiano.
Sumário
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Nuno Júdice (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2011
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 245 mm
- Páginas:
- 288