Colóquio/Letras 132/133
abr – set 1994
O presente número entrecruza autores portugueses e estrangeiros. Abrindo com artigos sobre a problemática da tradução de literatura em português para outras línguas, integra também um núcleo dedicado à literatura em espanhol e outro sobre duas poetisas portuguesas – Florbela Espanca e Salette Tavares.
A Promessa, de Bernardo Santareno — aqui comparada com textos de Dias Gomes e Albert Camus, num estudo da inglesa Patricia Anne Odber de Baubeta —, e O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge, analisado pela norte-americana Eliana Berg, constituem um núcleo de literatura até certo ponto de temática regional. Por último, com um artigo sobre «Poesia e Magia», Clara Rocha homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen na comemoração de cinquenta anos de atividade literária. Este número pretende-se, aliás, uma discreta homenagem à poetisa, que nele figura também em fotografias de Fernando Lemos e João Cutileiro, artistas de que se apresentam retratos antigos de diversos escritores portugueses.
Nos textos criativos de prosa e ficção manteve-se o entrecruzamento acima referido: António Ramos Rosa dialoga poeticamente com Robert Bréchon, Frederick Carlson apresenta-se sob influência japonesa, Maria Amélia Neto fala-nos da «sua» China e Alexandra Carreter Cruz estreia-se na ficção com «A Menina».
Sumário
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
David Mourão-Ferreira (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 1994
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 245 mm
- Páginas:
- 288