Colóquio/Letras 100
nov – dez 1987
Atinge agora a revista Colóquio/Letras o seu centésimo número. O facto – de tão raro, ao menos em Portugal, no respeitante a qualquer publicação literária – merece, que mais não seja, uma breve pausa de reflexão. […] Em perto de dezassete anos, ao longo dos cem números hoje completados, supomos que a revista Colóquio/Letras tem sempre procurado cumprir todos os desideratos que logo foram lapidarmente expressos no seu primeiro número pelos seus dois primeiros directores – Hernâni Cidade e Jacinto do Prado Coelho […].
Pensamos ainda que será decerto indispensável a consulta de tais milhares de páginas para doravante se compreender ou historiar não só a literatura portuguesa destas duas últimas décadas mas também a de boa parte das que em português igualmente se exprimem […].
Por outra parte – e ainda que possa considerar-se Colóquio/Letras, como sempre de resto se tem sublinhado, mais uma revista sobre literatura do que revista de literatura – tão-pouco têm deixado de em suas páginas continuamente comparecer sem distinção de tendências, de gerações, de ideologias, e desde os mais consagrados vultos a recentíssimas «revelações» – inúmeros e contrastados exemplos da narrativa contemporânea, e sobretudo da poesia contemporânea, sem todavia se negligenciar a incessante publicação de textos inéditos de muitos autores já desaparecidos.
(Do Editorial assinado por David Mourão-Ferreira e Luís Amaro)
Sumário
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
David Mourão-Ferreira (dir.)
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 1987
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 245 mm
- Páginas:
- 200