Valorização da educação pré-escolar
Área de atuação: Pré-escolar
Promotor e executor: HELPO
Financiador: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: Programa de Desenvolvimento Integrado de Lembá, Escola de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Superior de Educação e Comunicação da Universidade de S. Tomé e Príncipe.
Localização: Distrito de Lembá, São Tomé e Príncipe
Beneficiários: 1040 crianças (2-6 anos), 84 técnicos de educação pré-escolar, pais e encarregados de educação.
Duração: 32 meses (jan 2020 – set 2022)
Fase do Projeto: Em desenvolvimento
ODS: 4. Educação de qualidade
O projeto “Valorização da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização dos recursos locais” tem como objetivo a criação de uma proposta de educação pré-escolar de qualidade, num contexto de fragilidade, com possibilidade de generalização futura a outros distritos e a utilização de recursos locais numa lógica de sustentabilidade futura.
Eixos de intervenção
Caracterização do universo infantil dos 2 aos 6 anos de idade, através do levantamento de jogos, brincadeiras, contos, lengalengas e músicas tradicionais, conhecidos e usados pelas crianças e encarregados de educação.
Práticas de envolvimento parental utilizadas nas creches Pôr do Sol e Nova Esperança
Qualificação do pessoal técnico e cuidadores, sobre o desenvolvimento da criança na faixa etária 2-6 anos, para adaptação dos conteúdos formativos e dos materiais a criar, tendo em atenção as competências geralmente adquiridas até à entrada no primeiro ciclo do ensino primário, contribuindo para uma transição fluída de ciclos.
Saiba mais
VÍDEO
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 4.2
Garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar