UPCycles
Promotor e executor: Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique
Principal financiador: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: Centro Franco Moçambicano e Centro Cultural Português de Maputo
Localização: Maputo, Moçambique
Beneficiários: Artistas e instituições culturais dos PALOP
Fase do Projeto: Em desenvolvimento
Duração: 2019 – 2022
ODS: 8. Trabalho digno e crescimento económico
A residência criativa audiovisual UPCycles propõe a reutilização de arquivos audiovisuais através da criação de obras de arte em várias disciplinas artísticas. Tem como objetivo conjugar o caráter presencial de uma residência artística, com as vantagens da interação à distância e online, contribuindo para reforçar o intercâmbio entre artistas e público e apoiar artistas emergentes dos PALOP.
Na 1.ª edição participaram artistas moçambicanos, cabo-verdianos e angolanos. Os trabalhos realizados no âmbito da residência estiveram em exposição na Fortaleza de Maputo.
UPCycles é uma das quatro residências artísticas vencedoras do concurso lançado pela Fundação Gulbenkian para apoiar, durante três anos, a internacionalização da produção artística, através de Residências nos PALOP, nas áreas das Artes visuais e Dança.
Saiba mais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 8.3
Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros