Plataforma Geofundos
A Plataforma GEOfundos é a única plataforma online em Portugal que reúne todas as oportunidades de financiamento, nacionais e internacionais, disponíveis para as entidades e empreendedores da Economia Social.
A GEOfundos é um projeto de empreendorismo social, uma iniciativa conjunta de 9 entidades e organizações da Economia Social. Alguns dos maiores financiadores da Economia Social: Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Mutualista Montepio, Fundação EDP, Fundação PT, CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e 4 entidades com larga experiência de atuação junto do sector da Economia Social, que detêm e gerem a Plataforma – Stone Soup Consulting, Call to Action, IES-SBS e pela TESE, Associação para o Desenvolvimento – que se juntaram com o objetivo comum de gerar impacto social.
A Economia Social em Portugal enfrenta, principalmente, três carências: um grande desconhecimento sobre os financiamentos disponíveis; falta de capacidades e estruturas internas dirigidas para a captação de financiamento; e falta de estratégias de sustentabilidade financeira de médio e longo prazo. Para responder à necessidade de diversificar as fontes de financiamento, a GEOfundos serve essencialmente como base de dados de fontes de financiamento e recursos financeiros, para as entidades da Economia Social que assumem inúmeras tipologias organizacionais, com diferentes dimensões e em diversas fases da vida.
Assim, a GEOfundos tem permitido às entidades e empreendedores da Economia Social:
- Aumentar o conhecimento sobre as oportunidades de financiamento existentes;
- Aceder a todas as oportunidades de financiamento nacionais e internacionais, públicas e privadas;
- Aceder a essa informação customizada ao seu perfil (se subscritor da plataforma);
- Melhorar a elaboração dos projetos e das candidaturas que submetem tornando-as assim mais bem-sucedidas no acesso a esse financiamento.
Lançada na Fundação Calouste Gulbenkian em Maio de 2016, a GEOfundos apresenta, após pouco mais de um ano de atividade, os seus primeiros resultados de impacto:
- Pelo menos 3,6 Milhões € captados por subscritores GEOfundos;
- 76% subscritores encontraram as suas oportunidades de financiamento via GEOfundos;
- 63% subscritores realizaram candidaturas sugeridas pela GEOfundos;
- 26% dessas candidaturas foram aprovadas.
Estes resultados advêm de:
- Mais de 500 oportunidades de financiamento divulgadas;
- Cerca de 100 oportunidades de financiamento abertas diariamente;
- Acima de 200 financiadores mapeados, 67% dos quais internacionais.