Patient Innovation
O Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano juntou-se ao Programa Gulbenkian Inovar em Saúde para apoiar o desenvolvimento da plataforma Patient Innovation, uma rede social internacional, multilingue e sem fins lucrativos que permite a partilha, entre pacientes e cuidadores, de soluções que criaram para si ou para aqueles de quem cuidam, para melhorarem a sua qualidade de vida. Por exemplo, um doente com um problema na artéria aorta, aparentemente sem solução, desenvolveu para si próprio uma válvula que foi implantada com sucesso pelo seu médico, deixando o seu problema resolvido. Depois desta experiência, outros 30 pacientes em todo o mundo já beneficiam deste modelo de válvula. É esta disseminação de informação e entreajuda que move esta iniciativa.
O projeto é liderado pela Católica Lisbon School of Business and Economics e é o resultado de uma cooperação internacional que envolve outros parceiros: Information and Communication Technologies Institute, Carnegie Mellon Portugal, Fundação para a Ciência e Tecnologia, MIT Portugal, Peter Pribilla-Stiftung, Instituto de Medicina Molecular e Innosabi.
A primeira entrega dos prémios Patient Innovation realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, integrada nos trabalhos da conferência internacional Open and User Innovation, em 2015. Premiou três doentes, dois cuidadores e um colaborador, provenientes dos Estados Unidos, Israel, Reino Unido e Portugal, considerados os mais inovadores.
Neste momento, estão disponíveis mais de 500 soluções partilhadas por pacientes ou seus cuidadores, de 30 países diferentes.