Luuanda
Promotor e executor: Associação Pés descalços
Principal financiador: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: Triangle network e Hangar
Localização: Luanda, Angola
Beneficiários: artistas e instituições culturais dos PALOP
Fase do Projeto: Em desenvolvimento
Duração: 2019 -2022
ODS: 8. Trabalho digno e crescimento económico
Inspirada na obra homónima de Luandino Vieira, Luuanda incide no que significa viver na Luanda contemporânea, seguindo a construção imaginária tão explorada na literatura de Luandino Vieira, Uanhenga Xito, Ondjaki, entre outros.
O programa das residências, com periodicidade anual, e durante três anos, segue um formato de workshop que inclui atividades para os artistas e para o público: criação em estúdio, visitas a Luanda, visitas a ateliês de artistas e espaços de exposição, apresentações e conversas com artistas.
Cada residência culmina num dia aberto onde são apresentados os trabalhos, finalizados ou em processo. O programa pretende também estimular a criação de redes de contacto e de intercâmbio nacional e internacional através de visitas a museus, centros de arte independentes e ateliers, assim como através de parcerias estratégicas tais como a Triangle Network e Hangar, em Lisboa.
Luuanda é uma das quatro residências artísticas vencedoras do concurso lançado pela Fundação Gulbenkian para apoiar, durante três anos, a internacionalização da produção artística através de Residências nos PALOP, nas áreas das Artes visuais e Dança.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 8.3
Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros