Kê Li Kê Lá
Kê Li Kê Lá (“ah, e tal” em crioulo) é um projecto de sensibilização artística e formação em cinema, com a duração de dois anos, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP.
Com início em 2010, o projeto reúne, em todas as suas iniciativas, dois percursos interdependentes que colocam os artistas e profissionais de cinema e os jovens do bairro num mesmo patamar de aprendizagem e partilha de conhecimento.
Os cerca de 100 jovens envolvidos participam em workshops, adquirindo conhecimentos audiovisuais. As diferentes áreas de trabalho que este projeto abrange (documentário, fotografia, interpretação, técnicas audiovisuais) permitem adquirir ferramentas artísticas e de autoconhecimento, criando condições para um espaço de reflexão. Ao mesmo tempo, os artistas e profissionais de cinema envolvidos em Kê li kê lá recolhem toda a riqueza das histórias de vida do bairro com o objetivo de realizar uma curta-metragem e desenvolver um guião de uma longa-metragem de ficção.
Em 2011, a Fundação Calouste Gulbenkian acolheu a exibição de cinco documentários produzidos no quadro deste projeto, tendo ainda sido possível assistir a uma apresentação ao vivo das atividades desenvolvidas ao longo do módulo de interpretação.
Kê li kê lá teve o seu culminar em 2012, com uma sessão de encerramento na Fundação Gulbenkian na qual se procedeu à mostra da curta de ficção “Nada Fazi”, produto dos workshops de formação desenvolvidos em 2011 e vencedora da edição de 2012 do FantasPorto.
Mais informações: www.vende-sefilmes.com