Gulbenkian Chair on Impact Economy
Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian e NOVA SBE
Âmbito territorial: Nacional
ODS: 4. Educação de Qualidade, 8. Trabalho digno e crescimento económico
A Fundação Calouste Gulbenkian uniu-se à Nova School of Business and Economics (Nova SBE) para criar a Gulbenkian Chair on Impact Economy (Cátedra Gulbenkian em Economia de Impacto), com o objetivo de introduzir nos planos curriculares desta faculdade e na formação de futuros líderes e decisores as temáticas da inovação social, sustentabilidade e impacto.
Liderada por Pedro Oliveira, a Cátedra inclui, além de investigação científica, a coordenação de um programa de formação para executivos (Paradigm Shift) e de um Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação.
Paradigm Shift
Dirigido a profissionais com cargos de liderança em empresas (CEOs, diretores, entre outros), o Paradigm Shift é um programa que contribui para acelerar o processo de transformação de empresas que procuram implementar estratégias de sustentabilidade, ou seja, que desejem conjugar a sua prosperidade e sustentabilidade económicas com o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental, enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nas primeiras duas edições, participaram no programa empresas como Brisa, Sumol, Fidelidade, Santander, Sonae, EDP, Cofina, AGEAS, SCML, JLL, Esporão e Tabaqueira e PMEs como Transformers, Carnalentejana, Speak, CodeforAll e GoParity.
Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação
O Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação, o primeiro do género a ser ministrado em Portugal, foi desenhado para fornecer as competências necessárias a alunos, futuros líderes e empreendedores, para conseguirem atuar na resolução de problemas sociais e ambientais através das empresas em que venham a trabalhar ou de novos negócios que venham a criar.
A Fundação Calouste Gulbenkian atribuirá bolsas de estudo a alunos de mérito com dificuldades económicas que pretendam frequentar o Mestrado. Serão ainda premiadas as melhores ideias que surjam no decorrer do Mestrado e que tenham potencial para se transformar em startups de impacto.
O Mestrado arranca no ano letivo de 2021/2022 e as candidaturas já estão abertas (ver regulamento).
Saber maisInvestigação
No campo da investigação, têm vindo a ser publicados vários artigos científicos em revistas internacionais de referência, designadamente na MIT Sloan Management Review, Journal of Change Management ou Kindai Management Review, e ainda capítulos de livros da especialidade, sobretudo na área da inovação em saúde.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 4.4
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
Meta 4.7
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Meta 8.3
Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros