DYNAPOR – Modelo de micro simulação dinâmica para Portugal
Iniciativa criada pela necessidade de se diagnosticar e avaliar impactos sobre as reformas do sistema e projetar novos cenários para a segurança social em Portugal.
Desde o início do projeto, em finais de 2013, tem estado em construção um protótipo capaz de produzir simulações fiáveis do número de beneficiários de pensões de velhice até 2060.
Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre o Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social com o Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, que assume a coordenação, e com a Universidade de Southampton, que tem experiência nestas matérias. A Fundação Calouste Gulbenkian assumiu os encargos com a aquisição e adaptação de uma infraestrutura tecnológica já testada, que permitirá análises comparativas com as realidades de outros países. A Fundação Francisco Manuel dos Santos aderiu à parceria do projeto e vai financiar o desenvolvimento do modelo, assim como um estudo sobre a sustentabilidade financeira e social do sistema de pensões em Portugal.