Apps for Good
Projeto desenvolvido pela CDI Portugal
com o objetivo de sensibilizar os jovens para os problemas da sua comunidade, capacitando-os para encontrarem soluções através da utilização de Tecnologias da Comunicação e da Informação.
No âmbito das suas atividades extra curriculares, os jovens são desafiados a desenvolver soluções tecnológicas, nomeadamente aplicações, que contribuam para a resolução de um problema da sua escola ou da comunidade onde vivem. A iniciativa replica o modelo testado com sucesso no Reino Unido.
Na primeira edição, no ano letivo 2014-2015, participaram 300 alunos e 32 professores, provenientes de 16 escolas, tendo sido desenvolvidas 50 aplicações. No ano letivo 2015-2016, o projeto alargou-se a 1300 alunos e 140 professores, oriundos de 67 escolas, tendo sido desenvolvidas cerca de 220 aplicações. Os resultados de ambas as edições foram apresentados na Fundação Gulbenkian, com a realização de uma mostra dos projetos e atribuição de prémios para as melhores aplicações.
Integram a parceria para viabilização da iniciativa a Direção Geral de Educação, a Microsoft e as Fundações Gulbenkian e EDP.
https://www.youtube.com/watch?v=WwaMrqrT7-A&t=96s